Conecte-se, seu home office precisa de uma infraestrutura eficiente

Tempo de leitura: 4 minutos

O home office tem se tornado uma modalidade de trabalho crescente nos últimos anos. Por isso, entender como este novo modelo de trabalho funciona e como garantir a produtividade e eficiência nas entregas é essencial. Porém ser empreendedor individual, ou ter a liberdade de trabalhar alguns dias no seu lar doce lar, exige uma estrutura eficaz, como uma excelente conexão a Internet, foco e consciência de que apesar do ambiente diferente, você está trabalhando.

 

A Transformação Digital que está mudando o estilo de trabalho

Hoje, independente de onde você estiver, é muito simples e rápido se conectar a uma rede de Internet e ter acesso a diversas informações. Isso é possível por conta de todas as revoluções digitais que estão modificando constantemente a rotina das pessoas. Atire a primeira pedra, quem nunca olhou a caixa de entrada do e-mail do trabalho enquanto esperava a sua vez na fila do pão.

Não tem como escapar, a Transformação Digital está mudando o estilo de vida das pessoas, e a forma como os indivíduos trabalham. Quando você tem uma boa conexão de Internet, do seu celular ou notebook, você é capaz de acessar e-mails, documentos e sistemas remotamente. Ou seja, trabalhar fora do escritório está cada vez mais fácil. E a isso denomina-se home office.

O significado home office

Traduzindo literalmente, o termo significa trabalhar em casa. Mas o conceito vai muito além. O home office é todo trabalho que é executado em um local alternativo ao do escritório da empresa. Ou seja, se você estiver em casa, num café, hotel ou até mesmo no aeroporto executando atividades relativas ao seu trabalho, você está fazendo home office.

Existem duas situações principais que esta maneira de trabalhar se enquadra:

  • Quando você é um empreendedor individual ou freelancer, que para minimizar custos utiliza sua própria casa para executar suas atividades;
  • Quando você é um colaborador de uma organização, que seja por metodologia de trabalho, ou necessidade, trabalha remotamente.

Porém, independente do seu objetivo, este novo modelo de trabalho requer certos cuidados para que sua produtividade e eficiência no home office não seja prejudicada. Prepare-se para conhecer o mindset que fará você alcançar o sucesso trabalhando sozinho, de casa ou do escritório.

Fazendo home office com eficiência

Ser um empreendedor e trabalhar de casa, ou ter a liberdade de dedicar alguns dias para executar as suas atividades fora do escritório, com certeza devem fazer seus olhos brilharem. Mas antes de pegar suas coisas e ir para casa, separamos três dicas importantes para que tudo ocorra bem!

DICA #1 Tenha uma infraestrutura adequada

Quando você está trabalhando de casa você precisa garantir que toda a infraestrutura esteja disponível para seu trabalho, e nada te deixe ocioso durante o dia. Além da estrutura física, como mesa, cadeiras e iluminação, para ter a produtividade e eficiência no home office garantida, é necessário uma excelente conexão de Internet.

Sempre que você estiver trabalhando home office, você precisará acessar dados e informações que estarão em servidores que são acessados pela Internet. Por isso, quanto melhor a sua conexão, menos interrupções, dores de cabeça e irritações você terá.

DICA #2 Você está trabalhando

Mesmo estando em casa, lembre-se que você ainda está trabalhando. Muitas pessoas acreditam que ao fazer home office não é necessário tirar o pijama, colocar uma roupa mais formal, ou até mesmo levantar da cama. Lembre-se que sua mente interpreta muito bem o ambiente que você está criando.

Por isso, levante da cama, coloque uma roupa para trabalhar, e inicie suas atividades. Imagine que por algum motivo excepcional você tenha que fazer uma videoconferência com um cliente, e você nem tenha penteado os cabelos? Com certeza você passará por apuros e no pior dos casos terá sua credibilidade prejudicada.

DICA #3 Gerencie seu tempo e fuja das distrações

Tente contabilizar a quantidade de distrações que sua casa oferece? Cama, televisão, geladeira, filhos, companheiro(a), aquela louça suja. E podemos ir além. Muitas pessoas ao pensar em home office, acreditam que estão livres para sair a qualquer horário para ir ao shopping ou tomar aquele cafezinho na padaria da esquina.

Mas não é bem assim que funciona! Tenha suas atividades e objetivos traçados, pois serão essas entregas que no final do mês trarão o retorno financeiro para pagar suas contas.

Deu para notar que este novo modelo de trabalho pode ser muito proveitoso, quando se tem a infraestrutura adequada. Quer saber mais sobre como ter uma boa conexão a Internet contribui no seu cotidiano, acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades..

 

Artigos Relacionados

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Websul.