Como devo me conectar? Wi-fi ou cabo? Quais as diferenças?

Tempo de leitura: 4 minutos

 

Wi-Fi e a cabo são duas formas de conexão de Internet diferentes. Sim! Diferentes! Apesar de se pensar que a conexão Wi-Fi é igual a por cabo são iguais, ou semelhantes, elas apresentam diferenças importantes de serem conhecidas. Por isso, vamos responder às perguntas que devem estar pairando na sua cabeça: Quais as diferenças entre os tipos de conexão? Como devo me conectar a Internet?

Quais as diferenças entre os tipos de conexão?

Agora que você já sabe que Wi-Fi e Internet por cabo são maneiras diferentes de conexão, vamos te explicar o porquê, as vantagens e as desvantagens de cada tipo de conexão.

Conexão de internet por Cabo

Uma conexão por cabo é aquela que, como o próprio nome já diz, utiliza um cabo para acessar a Internet. Essa foi a primeira forma de conexão e que se mantém até hoje por apresentar diversas vantagens, como por exemplo:

  • Oferecer maior segurança no tráfego de informações;
  • Possuir uma estabilidade de conexão muito maior;
  • Transmitir dados com maior facilidade;
  • Ter pouca interferência de sinal;
  • Possibilitar um excelente rendimento de download e upload de dados.

Mas, obviamente, tem suas desvantagens:

  • Demanda a instalação de uma rede de cabos;
  • Precisa de manutenção da instalação;
  • Limita a mobilidade, já que para estar conectado, seu computador ou notebook precisam estar plugados em um cabo.

Conexão de internet Wi-Fi

A conexão  Wi-Fi basicamente tira a necessidade dos cabos físicos, proporcionando mobilidade e tornando a conectividade dinâmica para seus usuários:

  • Para quem precisa se locomover enquanto usa a internet;
  • Por permitir conectar diversos dispositivos, como celulares, notebooks, vídeo games portáteis;
  • E, por não demandar altos custos de manutenção.

Ou seja, é a maneira mais prática de se conectar. Mas, infelizmente essa praticidade tem seu preço:

  • O sinal de conexão apresenta um pouco de instabilidade em determinadas situações;
  • Há perda de velocidade;
  • Pode sofrer interferência causadas por outros aparelhos e obstáculos físicos;
  • E, apresenta maiores índices de falhas de segurança.

E agora, como devo me conectar? Com o cabo eu fico preso, porém tenho mais estabilidade e segurança. No Wi-Fi eu sou livre para usar a Internet onde quiser, mas a conexão é instável e não tão segura.

Nós sabemos que você deve estar na dúvida agora e uma pergunta parecida como essa deve ter passado na sua cabeça. Calma, que nós vamos ajudar!

Como devo me conectar a Internet?

A melhor resposta é: depende. Como ambas as formas de conexão apresentam vantagens e desvantagens, o objetivo da conexão a internet é o que vai definir seu uso.

A conexão por Wi-Fi é muito útil para quem deseja acessar sites de notícias, redes sociais, blogs e até mesmo assistir alguns vídeos na Internet, independente do dispositivo. Seu uso é muito indicado em casa, quando você contrata uma conexão via cabo e faz a distribuição da internet via Wi-Fi, garantindo assim,  segurança dos seus dados.

Já a conexão por cabo é uma excelente opção para quando se precisa de altas taxas de transferência de dados, como downloads, jogos online, e serviços de streaming, como Netflix. Além do uso comercial, que utiliza sistemas que precisam estar conectados a internet estáveis.

Concluindo%u2026

Mesmo entre vantagens e desvantagens, responder a questão como devo me conectar está envolta de variáveis e você deve levar em consideração o que for importante seu uso.

O medo sobre a segurança dos seus dados na conexão Wi-Fi é verdadeiro quando se conecta uma Internet aberta. Porém, se você contratar uma conexão por cabo e criar sua própria rede Wi-Fi, estará em suas mãos a segurança dos dados que transitam na sua rede. Nesse caso, manter a segurança se torna muito mais simples. Você poderá trocar o nome da rede e a senha sempre que achar necessário.

Mas se você precisa de mais estabilidade, e certeza de segurança, a conexão por cabo é sua resposta a como devo me conectar. Grandes transferências de dados, streaming, jogos online, softwares que precisam de conexão full time, são razões relevantes para se investir numa infraestrutura de rede por cabos.

Quer conhecer mais sobre conectividade e não se deparar com a dúvida %u201Ccomo devo me conectar%u201D? Acompanhe o nosso blog. Descubra como ter o melhor da conectividade à sua disposição.

 

Artigos Relacionados

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Websul.